VRAY AVANÇADO

INTRODUÇÃO

Entre perceber como funciona de uma maneira simples  um software de renderização até o dominar na totalidade é um processo de constante aprendizagem que requer não só bastantes horas de dedicação como também de estudo intensivo.

Com este WORKSHOP procuramos então dotar os formandos de capacidades e conhecimentos que os permitam não só perceber como se trabalha de uma forma profissional com um motor de renderização mas também criar as bases necessárias para que o aluno possa aprender e evoluir por si próprio.

 

Ao contrário do primeiro WORKSHOP ( sketchup , vray, photoshop ), neste, não serão portanto abordados temas base como por exemplo – como modelar, criar materiais básicos ou criar uma iluminação base- todos estes conhecimentos terão que ser préviamente adquiridos pelo formando. Neste, o formando para além de tomar conhecimento de como funciona na sua génese uma engine de renderização – o que é um motor biased e unbiased – irá também aprender a contruir materiais complexos ( metálicos e não metálicos), capturar e tratar texturas reais criando para isso os mais distintos mapas – normais , reflection glossiness , etc .

 

 

 Por ultimo o formando irá também perceber como funciona a fundo o processo de criação de imagens do vray , o que é o antiliasing, o que são as subdivisões e como tirar partido de todos estes factores para criar uma imagem livre de ruído e artefactos estranhos.

PROGRAMA

MÓDULO 1

INTRODUÇÃO

MÓDULO 2

LWF

MÓDULO 3

HDRI e IES

MÓDULO 4

Materiais I

MÓDULO 5

Materiais 2

MÓDULO 6

Materiais 3

MÓDULO 7

Engine

– Introdução à cena que vai ser utilizada para os renders de teste

 

- Discussão sintética acerca da modelação e da sua importanção para a contrução de uma imagem de qualidade

 

 

- LWF ( Linear Work Flow ) - o que é

 

- Como importar e exportar ficheiros de forma linear

 

- Problemas relacionados com mapas de reflecção , displacement etc

 

- Uso de LWF para edição no photoshop

 

- Identificar o que é um bom HDRI

 

- Como tambalhar este tipo de imagens com o photoshop

 

- Utilização de hdri para criação de ambientes

 

- Luzes IES ( o que são )

 

- Como utilizar este tipo de luzes com base em valores reais

– Distinção entre materiais dieléctricos e metálicos

 

 - Criação de um material dielectrico

 

- Criação de um material metálico

 

– Criação de materiais complexos

 

 - Utilização de mapas de sujidade

 

- Criação de mapas para reflexo e gloss

 

- Normais

 

– Principios de captura de fotos para canal de difuso

 

- Tratamento de fotos de modo a tornar-las “seamless”

 

- Criação de sobreposições – sujidade , glossiness etc

 

- Vray dirt

 

- Resulação de problemas com a repetição

 

 

 

INSCRIÇÃO/DATAS

– Distinção entre software biased e unbiased

 

- Como adaptar o vray

 

- O que é o antiliasing e as subdivisões

 

- Como optimizar o vray através do sample rate

 

- Vray 3.3 – Optimização

 

- Extracção de render passes e sua utilização

 

- Técnicas de pós-produção para redução de noise e criação de profundide

 

- Color mapping