PHOTOSHOP

INTRODUÇÃO

Mais do que um simples instrumento de desenho virtual, o Photoshop tem-se tornado nos últimos anos um software essencial na transmissão de ideias através da imagem. Como tal, arquitectos (e não só) recorrem cada vez mais a este tipo de software para dar vida às suas criações. Os antigos desenhos técnicos – cortes, alçados, plantas, etc. – adquirem então hoje em dia um papel que ultrapassa o seu rigor técnico e começam cada vez mais a servir como excelentes meios de comunicação. Nas plantas e cortes começam a surgir apontamentos de texturas, informação de iluminação, “layouts” de mobiliário. Nos alçados, as tramas são “substituídas” por fotos ou representações de materiais.

 Nas perspectivas, sejam elas realizadas à mão ou digitalmente, começam também a aparecer informações de iluminação, materiais. Surgem também pessoas que, colocadas digitalmente, não só concedem escala ao desenho como também exemplificam possíveis métodos de interacção com o projecto.

Neste sentido o domínio de um software de tratamento de imagem e desenho 2D tem-se vindo a tornar cada vez mais crucial para o correcto desempenho de uma qualquer profissão que tire partido da imagem enquanto veículo de transmissão de uma ideia.

 

 

 

 

 

Esta formação procura então ensinar os formandos a tirar partido das potencialidades do Photoshop enquanto software de desenho bidimensional e de tratamento de imagens. Direccionada em específico para arquitectos no âmbito em que todos os elementos abordados estarão directamente relacionados com a profissão – cortes, plantas, alçados – esta formação poderá no entanto ser realizada por qualquer outra pessoa que tenha interesse em desenvolver as suas capacidades técnicas neste ramo.

PROGRAMA

MÓDULO 1

INTRODUÇÃO

– Introdução teorica acerca dos diferentes estilos de representação dentro do desenho arquitectónico

- Introdução ao funcionamento do software

 

 

MÓDULO 2

ALÇADO

- Workflow de trabalho com elementos 2d vectoriais

 

- Importação de elementos provenientes de um programa de desenho

 

- Colocação de texturas e aplicação de mascaras

 

 

MÓDULO 3

PLANTA

- Criação de uma planta ( tipo "representação imobiliaria")

 

- Tratamentos de texturas e tonalidades com adjustment layers

 

- Criação de iluminacao directa natural e ambient occlusion

 

MÓDULO 4

CORTE

– Aplicação de todos os processos previamente estudados

 

 - Composição e criação de estilos representativos pessoais

 

- Utilização de máscaras para dar vida e carácter ao projecto

 

- Utilização de overlays

 

- Exportação de voltar para programa de desenho 2d

 

INSCRIÇÃO/DATAS